A Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) e a CDL apoiam e subscrevem o manifesto do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), sobre graves efeitos da imobilidade urbana da região.  O documento ganhou apoio de diversas associações empresariais dos municípios da região. O Presidente Ivan Cadore representou a ACIP nesta iniciativa juntamente com a participação da CDL de Palhoça, representado por Anderson Silveira e Souza.

A posição do Comdes, e que ganhou apoio de todas as entidades que o compõe, é a formação imediata de um Gabinete Integrado de Mobilidade da Grande Florianópolis, formado por representantes de prefeituras, empresários e a Sociedade Civil, como melhor forma de agilizar soluções práticas e urgentes para amenizar o problema.