Enquanto o programa ReciclACIP contabilizou mais de 4 toneladas de resíduos eletroeletrônicos para reciclagem, o programa Reóleo recolheu mais de 18 mil litros de óleo de cozinha usado evitando seu descarte inadequado no meio ambiente. Estes são os principais dados do balanço sócio ambiental da Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) que foi apresentado durante evento (28.03) na sede da Entidade pelo diretor de Meio Ambiente da ACIP, Guilherme Girol e seus parceiros.

Participaram da apresentação representantes da OAB de Palhoça, do Tabelionato Margarida, um dos mais atuantes e com os melhores resultados individuais de captação de materiais e também o Inaitec.

O Programa Reóleo da Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) cresceu o equivalente a 30% no último ano, através de um sistema de coleta programada em 40 pontos espalhados por todos os bairros de Palhoça. Ano passado foram coletados 18.125 litros de óleo de cozinha processado, quantidade que deixou de ser depositada no meio ambiente e recebeu tratamento reciclável.

O Programa ReÓleo da ACIP é resultado de uma parceria estabelecida com a ACIF de Florianópolis em 2014. Desde então, houve o trabalho de ampliação de pontos de coleta para dar um destino adequado ao óleo de cozinha usado.

Numa parceria com a empresa Weee.do a ACIP ativou em 2016 o ReciclACIP, através de um processo de gerenciamento adequado dos resíduos eletroeletrônicos. Os equipamentos descartados são captados em PEV´s (Pontos de Entrega Voluntários) e posteriormente recolhidos para que recebam destinação correta.

De acordo com o diretor da Weee.do, Mark Rae, o encaminhamento correto destas mais de 4 toneladas de materiais eletroeletrônico deixou de produzir o equivalente a 5 toneladas de gás carbônico, foram economizados 15527,1 Kwh foram economizados, o bastante para abastecer 1.827 casas por um dia; e também foram processados 228,8 Kg de alumínio, 1,5 tonelada de ferro e outros 712,7 Kg de materiais tóxico.

O Presidente da ACIP, Marcos Cardoso, comemorou o resultado do balanço ambiental e acredita que existe espaço para mais crescimento. “São várias frentes de atuação, temos o apoio de nossos parceiros como a Weee.do, OAB de Palhoça, Tabelionato Margarida,  Shopping ViaCatarina já plenamente incorporados aos programas e vamos continuar trabalhando para fazer crescer esta base e elevar o padrão de resultados nos próximos anos. A causa ambiental e sustentável é um caminho sem volta e quanto maior o esforço de todos melhores serão os resultados”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *