Gerente Regional e Técnico da Celesc, Adriano Luz participou de um encontro com empresários e lideranças de entidades na sede da Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) nesta quarta-feira (13.02), onde garantiu que a empresa ativará até o final do ano duas novas subestações, uma no Caminho Novo no município de Palhoça e outra no município de São José. Com investimentos de cerca de R$ 20 milhões, estas novas unidades garantirão a normalidade do fornecimento de energia para Palhoça.

A reunião, coordenada pelo Diretor Jurídico da ACIP, Ivan Cadore, contou com representantes da CDL, OAB, ACIP, Associação de Moradores da Pedra Branca (AMO) e de empresários de várias regiões que relataram problemas de interrupções no fornecimento de energia reiteradas vezes na cidade.

Adriano afirmou que tinha conhecimento das situações em cada bairro e indicou já ter tomado providências para equacionar as situações mais urgentes, como um caso de troca de gerador na Pedra Branca que será feito até segunda feira dia 18.  Segundo ele, os principais problemas de queda de fornecimento são causados por demandas de consumo acima da carga previamente informada, de ligações clandestinas que sobrecarregam o sistema e provocam as falhas.

– A Celesc opera sistemas dentro das demandas previamente planejadas e não existiriam problemas sérios, a não ser as decorrentes de utilização de energia acima da capacidade e/ou de ligações clandestinas, os chamados  “gatos”. Tivemos ocorrências pontuais na virada do ano, com a queima de 27 geradores somente na região da Pinheira por uma sobrecarga absurda acima da capacidade instalada. Aí não tem sistema que aguente – relatou.

As novas subestações do Caminho Novo em Palhoça e de São José irão trabalhar interligadas ao sistema e trarão equilíbrio para toda a região, pois têm uma localização estratégica para atuarem como suporte a demandas regionais. As obras já foram licitadas, estão contratadas e se encontram no momento na fase de aprovação de licenças e alvarás.  Superada esta etapa iniciam-se as obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *