Por meio de uma oportunidade oferecida ao Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc) pela secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, a atual diretora de Geração Empreendedora do Cejesc, Kamila Laurindo, associada e nucleada da ACIP de Palhoça, representou os cejesquianos na 6ª edição da Escola de Jovens Líderes da Comunidade  dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O encontro, realizado entre os dias 23 e 27 de setembro, em Vila Nova de Gaia, Portugal, foi desenvolvido pelo Fórum da Juventude da CPLP, em conjunto com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Academia de Líderes Ubuntu/Instituto Padre António Vieira (IPAV). Estiveram presentes representantes dos nove países que compõe a CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

“Este é o Ano da Juventude na CPLP e por isso estão sendo desenvolvidas diversas ações voltadas a esse  público, entre elas, a Escola de Jovens Líderes, evento que foi retomado após alguns anos sem ser realizado”, explica Kamila. “Participaram dessa formação jovens lideranças envolvidas com o governo, representantes dos conselhos nacionais da juventude, líderes de movimentos estudantis, movimentos políticos, enfim, era um público bem diversificado”, comenta a catarinense.

De acordo com Kamila, a formação permitiu uma reflexão profunda sobre as habilidades e competências dos líderes, utilizando uma metodologia não formal, inspirada em modelos de líderes servidores que são referência mundial, a exemplo de Nelson Mandela, Martin Luther King, Gandhi e Madre Teresa de Calcutá. “Retorno desta formação mais confiante, reconhecendo mais a minha trajetória, inspirada e motivada para continuar transformando a sociedade através do empreendedorismo e associativismo”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *