Leandro Porto da Rosa eleito Vice Presidente Regional da Facisc

Os presidentes das associações empresariais da Grande Florianópolis reuniram-se nesta quinta (09/07) para a reunião plenária virtual da Facisc na região. Na ocasião, os representantes das entidades elegeram o empresário Leandro Porto da Rosa como vice-presidente da Facisc na região. Prestigiaram o encontro virtual o Presidente da ACIP, Ivan Cadore, o Presidente do Conselho Superior da Entidade, Marcos Cardoso e os conselheiros Claudio Hoeller de Souza e Gabriel Martins da Rosa.

Leandro foi Presidente da Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) por duas gestões, entre 2013 e 2017. Na atual gestão (2019-2021) participa do Conselho Superior da Entidade. Ingressou no associativismo através do Núcleo Jovem da ACIP como um de seus fundadores, onde atuou também como coordenador. No âmbito da Facisc foi também diretor de Relações Internacionais do Cejesc (2014) e segundo diretor financeiro da Facisc (2015-2017). É empresário, diretor das empresas Faiberplas, empresa pioneira no segmento de fibra de vidro em Santa Catarina, Fakler Boats e GoPlace app.

“Nosso objetivo será sempre a união e o comprometimento nos temas de relevância para todos, pois acredito que não há regional forte, sem associação forte e não há Sistema forte, sem uma regional forte”, declarou Leandro.

“Nos alegra ver o ânimo e a vontade de trabalhar pelo fortalecimento dos grupos associativistas. Com esta dinâmica certamente atingirá os objetivos e trará benefícios para todos da regional. É a soma das bases que fortalecerá o Sistema e cada associação é parte de uma estrutura que se complementa”, cumprimentou Jonny Zulauf.

Plano de desenvolvimento

Os representantes foram recepcionados pelo anfitrião do encontro, o presidente da Associação Empresarial de Florianópolis, Rodrigo Rossoni, que destacou a satisfação em reunir, ainda que virtualmente, os representantes das demais associações da regional e parabenizou a Federação pelos 49 anos da entidade, valorizando o trabalho e a promoção da união do empresariado em prol do desenvolvimento.

Na ocasião, o consultor comercial da Facisc, Ederson Rosa relatou como vem realizando o trabalho neste momento de pandemia. “Temos ouvido muito os empresários e seus anseios e buscado adequar nossas ações a suas necessidades”, explicou.

A consultora do Empreender, Mariane Bergmann, relatou as ações que vem desenvolvendo com os núcleos da região como, por exemplo, manter uma agenda mínima de relacionamento com os consultores locais e empresários para que as atividades tivessem continuidade. “Instauramos uma agenda de atividades online e de maio até agora estamos em etapa de replanejamento, para o realinhar as atividades até o final do ano”, pontuou.

A consultora de atuação regional, Carina Casanova, também relatou como tem atuado neste momento de pandemia, promovendo encontros e atendimentos virtuais. “Temos dado apoio aos executivos e diretorias das associações. Fizemos movimentação de informações para alimentar as entidades, levando as informações que a Facisc disponibilizou e buscamos apoiar todas as diretorias neste momento atípico.

O presidente da Associação Empresarial de Florianópolis Rodrigo Rossoni compartilhou no encontro um breve resumo da Proposta de retomada para o crescimento econômico elaborada pela a Associação para Florianópolis.

Segundo Rossoni, foram definidos alguns eixos prioritários para o plano, como por exemplo saúde, finanças, mercado de consumo, infraestrutura, tecnologia e produtividade, educação e trabalho. “Estamos liderando este projeto mas queremos fazer de maneira integrada com as demais cidades e também com o plano estadual que já vem sendo encabeçado pelo Cofem. Nosso objetivo é ter um plano implementável e a governança é um dos fatores de sucesso nesse processo. E para desenvolver um plano para a regional, precisamos da integração de todos.

De acordo com Rossoni o intuito é integrar e deixar o plano disponível para que todos possam aproveitar e também desenvolver em suas cidades. “É importante conectar as iniciativas pois uma cidade não se desenvolve sozinha e precisamos unir as pautas que sejam fundamentais para o desenvolvimento”, destacou.

O presidente Jonny Zulauf parabenizou a iniciativa destacando a importância de se traçar estratégias estruturadas para a retomada. “Trabalhos como este, com técnicas e metodologias balizadas por equipes com alto conhecimento podem trazer grandes oportunidades e resultados para a região metropolitana da Grande Florianópolis e também para todo o Estado. Tomara que todas cidades possam participar deste processo”, ressaltou o presidente.

LGPD

Durante a reunião foi lançado um aplicativo para informar sobre a Lei Geral da Proteção de Dados. O App “LGPD na mão” da GDR Consultoria e da MSI Tecnologia, tem a parceria da Facisc, traz informações sobre a Lei, como tratar os dados, e como se adequar à nova lei.