A Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) integra o sistema associativo estadual da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), possui atualmente cerca de 400 empresas associadas dos setores industrial, comercial e de prestação de serviços.

O principal objetivo da entidade é fortalecer a atividade empresarial através do associativismo, sem deixar de lado outras atribuições igualmente estratégicas, como atender expectativas em soluções e serviços dos associados e também buscar inserção no contexto social, econômico e político de Palhoça e região.

Surgimento da ACIP

Na Década de 1980/90, incentivados pelo Poder Público Municipal, empresários começaram a se instalar numa área chamada de Distrito Industrial, localizada junto à margem direita da BR 101.

Com o passar do tempo e a realização de constantes reuniões e mobilizações, estes empresários sentiram a necessidade de seu unirem para encaminhar soluções conjuntas para aquela área, na época, bastante isolada da área central do município de Palhoça. Surgiu então a Associação Empresarial do Distrito Industrial de Palhoça.

Como resultado de movimentação, novos empresários aderiram ao movimento, não apenas os instalados no Distrito Industrial, a ponto de ter-se o espaço para a criação da Associação Comercial e Industrial de Palhoça, no ano de 1993, que teve como primeiro presidente Ubirajara Câmara.

Presidentes da ACIP
  • 1993 – 1995 – 1997 – Ubirajara Câmara
  • 1997 – 1999 – Cesar Olsen
  • 1999 – 2001 – Marlon Rosa
  • 2001 – 2003 – 2005 – José Antonio do Nascimento
  • 2005 – 2007 – 2009 – Francisco Assis Pereira
  • 2009 – 2011 – 2013 – Claudio Hoeller de Souza
  • 2013 – 2015 – 2017 – Leandro Porto da Rosa

Palavra do presidente

A Associação Empresarial de Palhoça (Acip) é a entidade de representação do setor produtivo empresarial de Palhoça nos setores industrial, comercial e de prestação de serviços.

Filiada ao Sistema Facisc, se destaca pelas realizações expressivas nas mais variadas áreas, tanto na defesa de posições das categorias empresariais que representa como em ampliação e qualificação de prestação de serviços aos associados, além da maior visibilidade de suas ações as quais resultam em ganhos consideráveis em seu conceito institucional.

A principal bandeira da entidade é a busca do crescimento através do associativismo e do apoio irrestrito à iniciativas empreendedoras, notadamente as focadas em inovação e também na indústria do turismo, para mencionar dois dos três pilares de defesa da ACIP, juntamente com o posicionamento forte em favor de ações que contribuam para a infra-estrutura do município de Palhoça.

A ACIP entende que a participação dos empresários unidos em busca de soluções comuns é o melhor caminho para geração de desenvolvimento sustentável através da criação de oportunidades de emprego e de crescimento das pessoas através da difusão de novos conhecimentos, de qualificação e requalificação profissional e educacional.

Juntos Somos Mais Fortes!

Marcos Cardoso Canto
Presidente da ACIP

Diretoria Executiva

Presidente: Marcos Cardoso Canto

Vice Presidente: Everson May

Diretor Financeiro: Vinícius Seibel Hummes

Diretora Administrativa: Marcela Aparecida Ribeiro Dantas

Diretor de Áreas Industriais: Adilso Rovere.

Diretora de Capacitação: Larisa Hemkemeier Webber de Mello

Diretor de Comunicação e Marketing: Gabriel Martins da Rosa

Diretor Institucional: Valdir José Tomazi

Diretor Jurídico: Ivan Cadore

Diretor de Núcleos: Cristian da Luz

Diretora de Relacionamento e Soluções Empresariais: Anelize Becker Ventura

Diretor de Sustentabilidade Ambiental: Guilherme Girol

Conselho Superior:

Membro 1: Leandro Porto da Rosa

Membro 2: Claudio Hoeller de Souza

Membro 3: Joel Aterino de Souza

Membro 4: Carlos Rudinei Laurindo

Membro 5: Vanderlei Fernandes.

Conselho Fiscal:

Titular 1: Dionara Jung Conrad

Titular 2: Daniel Fogazzi Passuello

Titular 3: Sergio Eduardo de Souza

Suplente 1: João José da Costa

Suplente 2: Vitor Bruno

Suplente 3: Alessandro Roberto D’Ávila Assmann.

Coordenação de Núcleos:

Núcleo ACIP Jovem: Kamila Souza Laurindo