ACIP consolida novos avanços em 2016

A Diretoria da Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) promoveu sua avaliação de desempenho referente a 2016 e registra avanços e conquistas, tanto no plano institucional como na ampliação da oferta de serviços e soluções aos seus associados. A entidade, que integra o sistema associativo estadual da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), possui atualmente cerca de 400 empresas associadas dos setores industrial, comercial e de prestação de serviços.

O Presidente da ACIP, Leandro Porto da Rosa, explica que “o principal objetivo da entidade é fortalecer a atividade empresarial através do associativismo, mas sua atuação extrapola para outras atribuições igualmente estratégicas, como atender expectativas em soluções e serviços dos associados e também buscar inserção no contexto social, econômico e político de Palhoça e região”.

– Ao longo destes 23 anos de atuação, a ACIP ganhou merecido destaque como uma das instituições mais fortes do município e que tem participação decisiva na construção de avanços e conquistas de Palhoça no cenário regional e estadual – afirma.

A ACIP mantém parceria com várias empresas para beneficiar seus associados, funcionários e dependentes, um leque de opções que foi ampliado em 2016. São mais de 20 opções disponíveis entre soluções, convênios e programas de parceria. A entidade também tem a possibilidade de participação de associados em núcleos setoriais e temáticos. Atualmente, são quatro em funcionamento – Núcleos Jovem, Inovação, Gastronomia e Engenharia e Arquitetura.

Leandro Porto da Rosa sempre faz questão de frisar que “os núcleos podem ser a porta de entrada de novos associados”,  utilizando o exemplo dele próprio, que tem a trajetória no movimento associativista a partir da participação em um núcleo, o Núcleo ACIP Jovem.

“Hoje as empresas estão buscando melhor compreensão do processo de formação das redes de negócios e a movimentação dos núcleos empresariais é o associativismo na prática através do modelo em rede – afirma.

Um dos pontos mais importantes de atuação da ACIP deste ano acentua o Vice Presidente e Diretor de Eventos, Marcos Cardoso Canto, foi de estreitar o relacionamento com os poderes públicos e também com entidades como o Sebrae/SC, Senac, Sistema Fiesc, OAB Palhoça, entre outras, se consolidando como a Casa do Empresário de Palhoça.

Ainda no plano institucional, os dirigentes mencionam a instalação, junto à sede da entidade, da representação regional do Sebrae/SC, através do Centro de Atendimento Sebrae ao Empreendedor (CASE), da instalação da primeira Câmara de Mediação e Arbitragem de Palhoça, esta, em parceria com a Corte Catarinense de Mediação e Arbitragem e também a participação na fundação e na primeira diretoria do Observatório Social de Palhoça.

Outro campo de atuação da entidade está no incentivo a processos e iniciativas que estimulem ações de inovação. Esta diretriz acompanha o trabalho desenvolvido pela prefeitura de Palhoça na criação de políticas públicas destinadas a atrair investimentos no município com foco nas empresas inovadoras. A ACIP atua no fomento a estas ações através de sua participação no Instituto de Apoio à Inovação, Incubação e Tecnologia (Inaitec) de Palhoça, como entidade fundadora e também através da presença da Diretora de Desenvolvimento Empresarial e de Inovação, Dionara Conrad, que é a atual Presidente do Instituto.

A contribuição direta com a comunidade também é um dos papeis da entidade, conforme Guilherme Girol, Diretor de Meio Ambiente, através de desenvolvimento de programas sustentáveis como o ReÓleo, numa parceria com a co-irmã ACIF de Florianópolis, e o ReciclACIP. “Ambos registram resultados expressivos e desta maneira prestam sua contribuição para melhorar a qualidade do meio ambiente local”, disse Girol.

Para 2017, a ACIP pretende dar continuidade aos programas e eventos que já são desenvolvidos e também estuda novas alternativas. “Trabalhamos sempre para fortalecer nosso relacionamento com os associados, como prioridade, e também na defesa de bandeiras que tragam benefícios para a atividade  turística de Palhoça. Recentemente, Palhoça ganhou nova visibilidade internacional com o reconhecimento da praia da Guarda do Embaú como Reserva Mundial de Surf, conquista essa que pode ajudar e muito no desenvolvimento do turismo da região sul do município. A ACIP participa do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) onde defende a bandeira do desenvolvimento turístico e sustentável no entorno e vamos fortalecer essa linha de atuação”, destacou.