ACIP Discute novas estratégias para a Segurança Pública

A reunião de Diretoria da Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) desta segunda-feira (02.10) contou com a participação do comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Palhoça, Tenente-Coronel Jacob Quint Neto, e da Delegada Regional de Palhoça, Beatriz Ribas Dias dos Reis, quando foram discutidas ações conjuntas que tenham condições de ser colocadas em prática para melhorar o nível de segurança do município de Palhoça.

O Presidente da ACIP, Marcos Cardoso, considera fundamental esse contato direto com as autoridades para que as reivindicações da classe empresarial, que é um dos campos de atuação da ACIP, possam ter mais resolutividade.

– A segurança é uma preocupação permanente da Sociedade e o que temos hoje é uma população amedrontada com seguidas ocorrências cada vez mais violentas, com uso frequente de armas de fogo, colocando a vida das pessoas em risco.  A  ACIP vai estar sempre próxima das autoridades de segurança pública da região, dialogando e oferecendo apoio dentro de suas possibilidades para sempre contribuir ao processo – disse  Cardoso.

O Tenente-Coronel Jacob Quint Neto apresentou dados oficiais da PM indicando uma boa notícia, a redução em 10% dos casos de roubos e de 8% de furtos este ano em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados têm como base ocorrências geradas pelo telefone de emergência 190, que concentra de 90% a 95% das ocorrências. Ele também mencionou a apreensão de cerca de uma tonelada de maconha, 5 mil pedras de crack e 59 armas de fogo. Quint entende que o trabalho da PM deve ser intensificado na prevenção e na fase de monitoramento/patrulhamento  para que estas ações possam acarretar a diminuição ainda maior do número de ocorrências.

A delegada Beatriz reiterou informações prestadas em outras oportunidades, enfatizando que a falta de recursos é o principal entrave para que a Polícia Civil possa se equipar melhor e prestar um serviço eficiente no tocante à prevenção e combate ao crime. “Nossa dificuldade para manter o nível de atendimento é enorme, já que o Governo do Estado tem anunciado cortes no orçamento. Precisamos contar com o apoio dos segmentos organizados da Sociedade, como é o caso da ACIP de Palhoça, para minimizar os efeitos dessa falta de verbas e buscar novas soluções”, afirmou Beatriz.

A ACIP, por sua vez, com foco na resolutividade, estará levantando as necessidades de segurança pública e articulando parcerias com instituições a fim de buscar recursos para auxiliar estas necessidades.

– Após o levantamento de necessidades faremos a prospecção de fontes de recursos, sejam estas públicas ou privadas, articuladas com a esfera municipal, estadual,  federal e atém mesmo fontes internacionais. Nossa contribuição será em identificar fontes e estruturar projetos para busca de recursos – complementou a Diretora de Capacitação, Larisa Hemkemeier Webber de Mello.