ACIP e CDL participam de reunião para tomada de decisões acerca da retomada de atividades em Palhoça

Palhoça (SC) – As entidades empresariais do município passarão a ter participação ativa nas decisões sobre os próximos passos a serem tomados pelas autoridades, especialmente a Prefeitura de Palhoça, no caminho pela retomada de atividades neste período de combate à pandemia do coronavírus.

Esta foi uma das decisões do encontro realizado nesta segunda feira (30.03) reunindo diversos setores da Municipalidade, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, MP-SC de Palhoça e a ACIP, representada pelo presidente Ivan Cadore e a CDL, pelo vice presidente Anderson Silveira de Souza.

Na coordenação do encontro, o prefeito Camilo Martins apresentou um relato de todas as ações já encaminhadas pela prefeitura para socorro de casos mais urgentes, como a alimentação das crianças da rede escolar pública que dependiam da merenda. A prefeitura informou que já adotou a entrega de cestas básicas para as famílias que estão cadastradas no bolso família.

Outra preocupação e que tem prioridade máxima dos agentes públicos é em atuar na prevenção de aglomerações de pessoas nas ruas para neutralizar ao máximo situações de contágio, com especial atenção aos idosos, que são os mais vulneráreis ao Covid -19.

As entidades concentraram suas demandas na defesa da atuação empresarial e na retomada gradativa das atividades em suspenso, mediante todas as garantias e precauções definidas pelo protocolo sanitário.

Este cronograma será estudado e definido quando for possível, alegou o prefeito, que reforçou o entendimento do encontro ocorrido domingo das prefeituras com o Governo do Estado, onde ficou estabelecido que a conduta dos municípios será a mesma para todos nas linhas gerais pré-estabelecidas pelas autoridades da Saúde de SC.

Nas reivindicações foi solicitada a postergação do recolhimento de tarifas municipais pelo mesmo prazo de 90 dias; incluindo IPTU, ITBI, taxa de lixo e alvarás de funcionamento, o sanitário, já aprovado e publicado.

Um dos pedidos mais importantes foi muito pelo recebido pelo prefeito, e que prometeu levá-lo adiante, o de criar um fundo de aval para garantir e facilitar a obtenção de recursos para pequenos e médios empresários junto ao Badesc a exemplo do que já vem sendo feito por algumas entidades.

O prefeito se prontificou a conversar com o Badesc para avaliar a possibilidade da prefeitura, através de seu fundo de inovação, apresentar as garantias necessárias para liberação de financiamentos para aqueles que não possuem garantias como contrapartida para o acesso aos recursos.

O Presidente da ACIP, Ivan Cadore, considerou o resultado do encontro muito produtivo.

– Ficou bem clara a relevância das entidades empresariais no processo decisório desta fase de transição da crise do coronavírus, onde a prioridade à preservação de vidas é fundamental, mas que a preservação das empresas e consequentemente dos negócios locais tem o mesmo peso para o equilíbrio social no momento que advirá a passagem da pandemia. A manutenção de empregos é fundamental neste momento por isso nossa atuação prioritária em garantir o mais rápido possível o acesso aos recursos emergenciais para quem precisa. O quinto dia útil do mês é na semana que vem e muitas empresas que já foram severamente impactadas pela paralisação, sem ajuda externa, não terão condições de honrar a folha. Precisamos ajudar estes empresários e o momento é agora – enfatiza Cadore.