ACIP participa da fundação do Observatório Social de Palhoça (OSPh)

A Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) participa, com três representantes de sua Diretoria Executiva, da Diretoria Executiva do Observatório Social de Palhoça (OSPh). O ato oficial de fundação da entidade foi realizado na sede da subseção da OAB de Palhoça na noite desta quarta-feira (20.07) com a presença de representantes de diversas entidades civis e autoridades.

Participaram do ato de fundação o chefe da Controladoria Geral da União – Regional Santa Catarina, Carlos Alberto Rambo, o Promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina. Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa, Samuel Dal-Farra Naspolini, Leandro Rachadel, Presidente da presidente da Subseção de Palhoça da OAB e Nei da Nóbrega Ribas, Presidente do Observatório Social do Brasil.

Nesta assembléia de criação do Observatório Social de Palhoça foi eleita sua primeira Diretoria Executiva com a presença de três integrantes da ACIP. O Diretor Jurídico, Ivan Cadore, assumiu o cargo de Vice Presidente; Joel Aterino de Souza, Diretor de Relacionamento com o Mercado, é Diretor para Assuntos Institucionais e Alianças e o Vice Presidente Marcos Cardoso Canto integra o Conselho Fiscal. O OSPh será presidido por Anderson Silveira de Souza.

O Presidente do Observatório Social do Brasil, Nei da Nóbrega Ribas, apresentou a estrutura da rede de entidades espalhadas pelo País. Os observatórios existem hoje em 109 cidades de 19 estados e tem mais 232 cidades em fase de preparação. A estimativa é de que a atuação das unidades do observatório contribuiu para evitar que cerca de R$ 1 bilhão em recursos públicos tenha sido gasto indevidamente.

O trabalho dos observatórios é voluntário e destina-se a atuar como organismo de apoio à comunidade na pesquisa, análise e divulgação de informações sobre o comportamento de entidades e órgãos públicos com relação à aplicação de recursos, aos resultados gerados e à qualidade da prestação de serviços.

Ativo participante do grupo de trabalho que resultou na fundação do Observatório Social de Palhoça, Joel Aterino de Souza salientou que a iniciativa valoriza o trabalho voluntário de pessoas que se propõe a defender, na prática, a melhor qualidade da execução de políticas públicas através do acompanhamento e da fiscalização da aplicação dos recursos arrecadados pelos impostos. “Acima de tudo, a atuação do OBSPh reforça nosso conceito de Cidadania”, afirmou.