ACIP sediou reunião mensal do Comdes

A reunião mensal do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes) foi realizada (24.02) na sede da Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) com expressiva participação.  Vários itens importantes da agenda de grandes temas estruturais da Grande Florianópolis foram examinados e discutidos, com destaque para o andamento da obra de contorno da BR 101, apresentado pelo senador Esperidião Amin e a situação do transporte coletivo marítimo com Estêvão Ribeiro.

O Presidente da ACIP, Ivan Cadore, recepcionou os participantes e deu as boas vindas em nome da Entidade. Ele reiterou a importância da atuação deste fórum de discussão para o desenvolvimento da região metropolitana e seus problemas comuns a todos os municípios.

Lincoln Lenoch, Diretor de Sustentabilidade e Meio Ambiente da ACIP e representante da Entidade junto ao Comdes, considerou muito produtivo o encontro e revelou otimismo em relação às perspectivas da conclusão do término da obra do Contorno da BR 101.

– A sensação que se tem no momento é que de estamos perto da conclusão da obra, mas vale ressaltar que as Entidades devem continuar acompanhando e cobrando a concessionária responsável pela obra para que desta vez o cronograma seja cumprido – disse Lenoch.

Tanto o presidente Cadore como o Diretor Lenoch externaram a principal dúvida em relação ao futuro zoneamento do entorno da via de Contorno da BR 101, que passa por quatro municípios diferentes da região, dos quais Palhoça tem o seu maior trecho.

– A regulamentação de uso de solo no entorno do traçado da rodovia de contorno envolve vários municípios e acreditamos que precisa haver um consenso quanto às definições de como será feita esta ocupação. Precisamos pensar no futuro e garantir que esta nova rodovia seja uma solução de mobilidade, atendendo exatamente ao seu objetivo – disseram os dirigentes.

PRESENÇAS – Autoridades como o senador Esperidião Amin e o Vice Prefeito de Palhoça, Amaro Junior, prestigiaram o evento. Pela ACIP, anfitriã do encontro. Além do Presidente Cadore e do Diretor Lenoch estiveram presentes o Vice Presidente Rodrigo Rocha, o Diretor de Relacionamento com o Associado, Sérgio Kollet, o Diretor de Assuntos Tributários, Henrique Franceschetto e o associado e nucleado Leonardo Al Cici.

Nas demais intervenções deste encontro tiveram o Sr. Jayme Ziliotto e representantes apresentaram o projeto do Banco de Alimentos, o Superintendente da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de SC, Estêvão R. Ribeiro, que falou sobre a situação do transporte coletivo marítimo, a Arqta Luana Montero, da Suderf que atualizou o andamento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) e o Prof Bernardo Meyer, do Observatório de Mobilidade da UFSC) que falou sobre projetos dos transportes em BRT. Estes temas tiveram a moderação do Coordenador do GT Mobilidade, Eng. Cássio Taniguchi.

acessar a

Área do Associado