A reunião de Diretoria (08.08) da Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) contou com a participação da Delegada da 30ª. Delegacia Regional de Palhoça, Patrícia França Vieira, da Agente de polícia Simone Vargas Kreusch e do Secretário de Segurança Pública e Trânsito, Alexandre Silveira de Sousa, oportunidade em que foram discutidas ações voltadas à segurança pública do município. Foram recebidos pelo presidente Ivan Cadore, o vice Rodrigo Rocha e demais diretores.
A delegada Patrícia mostrou a atual estrutura da polícia civil instalada no município, que conta com três unidades operacionais e de atendimento, a Diretoria de Investigação Criminal (DIC), a Delegacia de proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso e a Delegacia da Comarca.
No âmbito desta estrutura, foram registrados este ano de 2022 3.867 boletins de ocorrência na Comarca e mais 11.294 boletins na delegacia virtual. Segundo a delegada, o estelionato seguido de furto e roubo são os casos mais recorrentes.
O secretário Alexandre de Sousa relatou os esforços da municipalidade no combate ao crime, com destaque para as ocorrências de furtos de fiação. Recentemente, a prefeitura fez a apreensão de cerca de 4 toneladas de fios foram apreendidas em mais uma ação integrada de fiscalização.
– Nosso nível de segurança pública em Palhoça melhorou bastante e isso graças a maior integração das forças de segurança, as polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e demais órgãos, todo mundo conversando entre si e se ajudando no trabalho de prevenção e combate aos crimes. Isso é fundamental para conseguirmos melhoras as estatísticas – disse o secretário.
PARCERIA PÚBLICO PRIVADA
Neste encontro foi proposta uma Parceria Público Privada entre a Delegacia Regional w a ACIP no sentido de agilizar doações para instalação de mobiliário adequado ao local de acolhimento de vítimas de ocorrências na Delegacia da Comarca, que passará a atender em um novo local, mais amplo e adequado.
– Entendemos que a parceria com a iniciativa privada é, no momento, a solução mais prática e ágil para equipar nossa unidade de acolhimento, principalmente as mulheres e crianças quando vítimas. Pensamos num espaço mais humanizado para garantir a integridade e o maior conforto para os atendimentos, principalmente de mulheres acompanhadas de crianças – reforçou a delegada Patrícia.
O Presidente da ACIP, Ivan Cadore, prontamente colocou a estrutura da Entidade à disposição e vai liderar a mobilização por auxílios à nova sede da Delegacia da Comarca dentro das necessidades do órgão.