Na central em Porto Alegre é possível agilizar o processo de retirada do visto e renovar o documento
Foto: Bruno Alencastro / Agencia RBS
Nova opção para catarineses que precisam tirar o visto para entrar nos Estados Unidos abre hoje em Porto Alegre (RS). Agora, em vez de precisar ficar dois dias em São Paulo ou Rio de Janeiro, o interessado pode fazer o encaminhamento no RS.
Começa a funcionar na capital gaúcha o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) que agiliza a primeira etapa do processo e a renovação do documento. Só a partir de 2015, com o novo consulado previsto para funcionar em Porto Alegre, todas as fases para o visto poderão ser feitas diretamente lá.
No CASV, são coletados os documentos e os dados pessoais de cadastro, como foto e impressões digitais. O objetivo é agilizar o processo para que apenas a etapa da entrevista seja feita nos consulados (em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife) ou embaixada (em Brasília). O CASV serve também para retirar o passaporte com o visto aprovado.
Desde 2012, mesmo em cidades com consulado é preciso agendar primeiramente o atendimento em um CASV. E, como o atendimento no CASV e a entrevista são marcados com uma diferença de um a oito dias, era necessário permanecer pelo menos dois dias em uma cidade com consulado, como São Paulo. Luiz Carlos Padilha, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abrav Florianópolis) e diretor da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), afirma que os catarinenses elegem os EUA para a primeira viagem internacional.
Tire as dúvidas
Para que serve o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)?
É onde ocorre a primeira etapa presencial para solicitar um visto aos Estados Unidos. Neste local são coletados os documentos e os dados pessoais de cadastro, como foto e impressões digitais. No local, também é possível fazer a retirada no documento, ao fim do processo, depois de aprovado.
Posso comparecer diretamente ao CASV ou é preciso agendar visita?
É preciso agendar. Primeiramente, para obter o visto, é preciso preencher o formulário DS-160 na internet e pagar as taxas de acordo com o tipo de visto solicitado. Depois disso, o agendamento no CASV e a entrevista no consulado ou embaixada devem ser marcados por meio do mesmo site.
Endereço e horário de atendimento
Avenida Carlos Gomes, 1.501, bairro Três Figueiras, Porto Alegre.
De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Domingo, das 13h às 18h.
Telefone: (51) 3251-0321.
Informações:
Site: www.embaixadaamericana.org.br
Facebook: fb.com/embaixadadoseua.br
Twitter: @embaixadaeua
Youtube: youtube.com/embaixadaeua
fonte: DC http://migre.me/ip2Ef