Corpo de Bombeiros atende demanda de Entidades em Palhoça

30/11/2021
03:03

Iniciativa de entidades de representação empresarial junto ao Corpo de Bombeiros alcançou sucesso e a instituição solução para cobrança em duplicidade na renovação de alvarás de galerias comerciais de Palhoça. O novo sistema agora prevê a cobrança total da área vistoriada do prédio comercial, shopping, galeria comercial entre outros.

O fato que gerou esta demanda, agora solucionada, foi o seguinte: Uma galeria comercial que possui vários comércios já com área paga e vistoria feita pelos bombeiros e que necessitava fazer sua renovação ou pedido do alvará total de sua construção, tinha que recolher o valor total da edificação, o que gerava áreas em duplicidade.

Para solucionar esse caso, a Associação Empresarial de Palhoça (ACIP), Sescon-GF e CRC-SC, promoveram uma reunião com o Corpo de Bombeiros em que ficou decidido a possibilidade de dois procedimentos:

Para casos já ocorridos, deve ser solicitada através de processo administrativo junto a Prefeitura de Palhoça a restituição desses valores já pagos em caso de duplicidade ou a alternativa do contato direto com o Corpo de Bombeiros para apresentação de comprovantes das referidas áreas já pagas, para que o mesmo gere uma nova guia de forma avulsa do valor devido a ser cobrado e cancele esse valor integral calculado pelo sistema indevidamente.

O Diretor Institucional da ACIP, Marcos Cardoso, acompanhou este processo pela Entidade, juntamente com Jefferson Miguel, que é o representante do Sescon – GFpolis. Cardoso reitera que este é mais um caso bem sucedido de mobilização de entidades de representação empresarial que acabam beneficiando todo o comércio local.

– Quando os empresários nos perguntam se vale a pena se associar à Entidades como a ACIP a gente responde dessa forma, apresentando resultados práticos de iniciativas em defesa do empresariado. E quanto mais empresários se associarem e perceberem os benefícios, mais forte será a nossa representatividade – garante Cardoso.

 

Área Restrita