Facisc defende novos aportes do BRDE para apoiar micro e pequenas empresas

A sustentabilidade financeira das micro e pequenas empresas catarinenses foi tema de reunião (01/02) entre o presidente da Facisc, Elson Otto, e o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing. Na oportunidade, a Federação solicitou ao BRDE para que haja um novo aporte dos recursos do Pronampe SC em 2024 e a possibilidade de tornar o programa uma ação permanente.

O encontro também contou com a participação de representantes da ACIF Florianópolis, AEMFLO São José, ACIP de Palhoça, do integrante do Conselho Superior, Alaor Tissot e do diretor de Soluções Empresariais da Facisc, Maicon Luiz. O Presidente Rodrigo Rocha representou a ACIP de Palhoça.

O presidente da Facisc colocou a estrutura da Facisc à a disposição para contribuir efetivamente para facilitar e agilizar o processo de acesso aos recursos.

Já o Presidente do BRDE relatou o volume de liberações de recursos, com destaque para os auxílios emergenciais para municípios atingidos pelas últimas enchentes.

– Em três semanas disponibilizamos R$ 140 milhões em operações, foram 1.080 contratos e 87 municípios atendidos com grande concentração no Vale do Itajaí. Agora estamos discutindo a ampliação. Uma nova legislação foi publicada na semana passada criando o Pronampe regular do estado, já estabelecendo um o volume de subsídio da ordem de R$ 70 milhões e queremos continuar atendendo às micro e pequenas empresas – declarou Kleinubing.

O Presidente da ACIP, Rodrigo Rocha, considerou o encontro bastante produtivo e vislumbra boas oportunidades para que as empresas possam ter acesso ao crédito disponibilizado por esta instituição financeira.

– As linhas de crédito subsidiadas que são ofertadas pelo BRDE são oportunidades muito interessantes para as pequenas e médias empresas obterem recursos financeiros sem onerar sua margem final, desde que consigam cumprir as condições e documentações exigidas pelo banco para a contratação. O encontro com João Paulo teve o propósito de aproximar-nos do BRDE, possibilitando que a ACIP possa orientar e conectar empreendedores a estes produtos financeiros diferenciados