Kamila Laurindo participa de evento em Portugal

Por meio de uma oportunidade oferecida ao Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc) pela secretária nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, a atual diretora de Geração Empreendedora do Cejesc, Kamila Laurindo, associada e nucleada da ACIP de Palhoça, representou os cejesquianos na 6ª edição da Escola de Jovens Líderes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O encontro, realizado entre os dias 23 e 27 de setembro, em Vila Nova de Gaia, Portugal, foi desenvolvido pelo Fórum da Juventude da CPLP, em conjunto com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Academia de Líderes Ubuntu/Instituto Padre António Vieira (IPAV). Estiveram presentes representantes dos nove países que compõe a CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

“Este é o Ano da Juventude na CPLP e por isso estão sendo desenvolvidas diversas ações voltadas a esse público, entre elas, a Escola de Jovens Líderes, evento que foi retomado após alguns anos sem ser realizado”, explica Kamila. “Participaram dessa formação jovens lideranças envolvidas com o governo, representantes dos conselhos nacionais da juventude, líderes de movimentos estudantis, movimentos políticos, enfim, era um público bem diversificado”, comenta a catarinense.

De acordo com Kamila, a formação permitiu uma reflexão profunda sobre as habilidades e competências dos líderes, utilizando uma metodologia não formal, inspirada em modelos de líderes servidores que são referência mundial, a exemplo de Nelson Mandela, Martin Luther King, Gandhi e Madre Teresa de Calcutá. “Retorno desta formação mais confiante, reconhecendo mais a minha trajetória, inspirada e motivada para continuar transformando a sociedade através do empreendedorismo e associativismo”, conclui.