Palhoça, 2 de setembro de 2025 – A Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) manifesta sua preocupação com o projeto de lei (PL0293/2025) que propõe o retorno do feriado municipal de Bom Jesus de Nazaré, padroeiro do município. A data é celebrada no dia 06 de Agosto, mas está definida como ponto facultativo.
Embora reconheçamos a importância de datas religiosas, que valorizam a história local, é essencial considerar os impactos reais de mais um dia de paralisação no setor produtivo. As empresas de Palhoça não atendem apenas o município — muitas têm operações regionais, nacionais e até internacionas — e, por isso, sofrem ainda mais com a descontinuidade no atendimento e o aumento do custo para manter as portas abertas em dias de feriado.
Além do pagamento adicional aos colaboradores, equivalente a um domingo, a alternativa de fechar por completo representa um prejuízo significativo, especialmente para o comércio e os serviços, que dependem do funcionamento pleno para manter empregos e gerar renda.
A ACIP defende o diálogo e a construção conjunta de soluções que valorizem a história da cidade sem penalizar quem gera empregos e movimenta a economia local. Estamos à disposição para colaborar com o poder público em alternativas que preservem a memória de Palhoça sem comprometer seu desenvolvimento econômico.
Usuário Logado