Núcleo ACIP jovem completa 7 anos

O Núcleo ACIP Jovem da Associação Empresarial de Palhoça comemora na próxima sexta feira (14.09) sete anos de fundação. Foi o primeiro dos núcleos setoriais e temáticos criados pela ACIP e que vem atuando em diversas frentes para aglutinar o jovem empresário da região aos conceitos do empreendedorismo através do associativismo.

O núcleo tem um dos melhores exemplos de como essa participação pode frutificar em trajetórias e relacionamentos. Hoje empresário, Leandro Porto da Rosa fez do núcleo jovem sua porta de entrada para o associativismo. Foi fundador do núcleo juntamente com Gabriel Martins e Tatiane Cidral e depois coordenador do núcleo, mais adiante assumiu a presidência da entidade por duas gestões. Hoje, Leandro preside o Conselho Superior da ACIP.

– O núcleo jovem tem um potencial enorme de abrir portas, oportunidades e relacionamentos, é a melhor iniciação e aprimoramento do associativismo que eu conheço. Como um dos fundadores do núcleo, fico feliz com a conquista dos 7 anos e também na torcida por novas atividades e projetos que ajudem a fortalecer o núcleo – afirmou Leandro.

A atual coordenadora do Núcleo Jovem, Kamila Souza Laurindo, destaca a permanente das atividades do núcleo em conexão com a estrutura do Cejesc, considerado o braço jovem da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), na verdade o conjunto de todas as estruturas jovens existentes em SC. “Trabalhamos muito para conectar nossos associados a um calendário anual de eventos no âmbito da ACIP, mas sempre muito próximos ao Cejesc, que  está presente em mais de 70 municípios e proporciona muitas oportunidades de intercâmbios  de experiências”.

Nesta sua trajetória, o núcleo ´exportou´ jovens empresários de Palhoça para o Cejesc. Gabriel Martins atuou em dois mandatos como diretor de marketing enquanto Leandro Rosa cumpriu um mandato como diretor de eventos. Depois desta atuação no Cejesc, Gabriel ascendeu para a vice presidência de Marketing da Facisc.

Thiago de Oliveira, também empresário e um dos coordenadores do núcleo, lembra iniciativas de sucesso do núcleo como as mobilizações pelo Feirão do Imposto, a criação da Feijovem, a realização de uma AGO em Palhoça com 200 participantes, referência estadual até hoje; ações sociais como campanhas de coleta e doações de donativos e até de doação de sangue no Hemosc. “A vivência no núcleo gera experiências muito interessantes na formação das pessoas”, garante Thiago.

Everson Mai, empresário e atual vice presidente da ACIP, acompanha o núcleo desde a sua fundação e acredita que é a melhor porta de entrada para jovens empresários que sonham como sucesso no mundo dos negócios. “O núcleo é uma escola de empreendedorismo, dissemina boas práticas e contribui não só para a formação profissional como proporciona um círculo de amizades fantástico para seus participantes”.

NOVAS GERAÇÕES

Uma das atividades do Núcleo ACIP Jovem está em andamento. É o projeto Geração Empreendedora, que promove aproximação de jovens estudantes com empresários através de uma agenda de vários encontros. O primeiro deles foi realizado (11.09) na sede da Entidade em Palhoça com alunos do terceiro ano da escola Governador Ivo Silveira. Segundo a coordenadora Kamila Laurindo, o encontro foi sensacional já que os alunos interagiram muito e saíram muito animados. As próximas atividades acontecem nos dias 18 e 25 destes mês. O Geração empreendedora é um projeto da Facisc que acontece em várias cidades do Estado, Palhoça é uma delas.

– Vamos continuar firmes em nossa missão de integrar e capacitar os jovens empreendedores, incentivando e fortalecendo o empreendedorismo, fomentando negócios, desenvolvendo lideranças e ampliando a representatividade – assegura Kamila.

Atividade do Núcleo: Feirão do Imposto em 2012