O município de Palhoça aparece em primeiro lugar no Brasil entre as cidades de médio porte, no quesito ‘Indicadores Econômicos – Mercado de Trabalho’, em ranking nacional mapeado pela Agência de Classificação de Risco de Crédito Austin Rating, produzido em parceria com a Editora Três. O resultado da análise foi divulgado pela Isto É, no Anuário As Melhores Cidades do Brasil, publicado em edição especial da revista neste final de junho.
Não é só no aspecto econômico que Palhoça é destaque. O município também é citado no ranking geral das 50 melhores cidades de médio porte do país, somados todos os critérios analisados, com a 24ª posição.
– O reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo, nos motiva a fazer mais e melhor para oferecer cada vez mais qualidade de vida aos palhocenses. Aqui, trabalhamos também com foco no desenvolvimento econômico. Buscamos criar um ambiente favorável para negócios, desburocratizando serviços e tornando a cidade atrativa para a instalação de novas empresas – expressa o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.
Foram analisados 5.570 municípios no país todo. O relatório publicado pela Isto É enalteceu o trabalho realizado nas cidades que se destacam em um leque de indicadores que incluem as áreas Fiscal, Econômica, Social e Digital. Palhoça foi destaque da publicação como a melhor cidade de médio porte do país no quesito Indicadores Econômicos – Mercado de Trabalho, ao lado de Brasília (grande porte) e do município mineiro João Pinheiro (pequeno porte).
O resultado das ações lançadas pela Prefeitura é percebido no crescimento da cidade e nos números do desenvolvimento econômico. Desde 2013, o saldo de posições de trabalho formal geradas no município é de 14.542 vagas; o estoque atual é de 48.277 vagas formais preenchidas. Neste período, foram abertas, em Palhoça, 22.535 novas empresas; hoje, o município conta com 18.815 empreendimentos ativos.