Palhoça exibe dados robustos de crescimento, mostra a prefeitura

O município de Palhoça está em sólido crescimento e a prefeitura tem números robustos que comprovam esta tendência. Os dados foram apresentados pelo Prefeito Eduardo Freccia e pelo Secretário da Fazenda, Pedro Paulo, o Pepê, durante a reunião de Diretoria (26.06) da Associação Empresarial de Palhoça (ACIP), da qual participaram como convidados.

As autoridades foram recepcionadas na Mesa Diretora pelo Presidente Ivan Cadore e pelo Diretor Institucional, Marcos Cardoso. Também participaram do encontro demais diretores da ACIP e também o conselheiro e ex-presidente da entidade, Cláudio Hoeller de Souza.

Palhoça tem hoje 26.818 empresas ativas no momento, das quais,5 mil novas desde janeiro de 2021. A arrecadação com o IPTU cresceu 13% em 2021 o ISS cresceu 60% e o ITBI 34%. A sala do Empreendedor registrou cerca de 40 mil atendimentos em 2021, bem como realizou 5 capacitações onde sempre conta com o apoio da ACIP.

Segundo o prefeito Freccia, os dados comprovam que Palhoça conseguiu atravessar o período da Pandemia com menos danos estruturais do que outras cidades.

– Em Arrecadação fomos um dos únicos municípios que não registraram perdas, conseguimos manter o ritmo de investimentos e preservar os empregos, aliás, ano passado Palhoça chegou em sexto lugar entre as cidades que mais geraram oportunidades de trabalho – comemorou Freccia.

Em relação a obras estruturantes, Freccia mencionou as três novas avenidas que serão construídas para melhorar a mobilidade urbana, principalmente para quem precisa passar pelo bairro Bela Vista, Caminho Novo, São Sebastião e Madri. Além destas melhorias, também está projetada uma nova ligação do Vale Verde com São Sebastião.

Ainda no campo da estrutura viária, o prefeito disse que a prefeitura planeja uma nova ligação direta com o município vizinho de São José através da Avenida das Universidades por Frei Damião e Pedra Branca.

– Precisamos de soluções para ficarmos mais independentes da BR 101 e assim melhorar as condições de mobilidade urbana dentro do município – enfatizou o prefeito.

Graças ao apoio dado para a Sala do Empreendedor, que o secretário Pepê considera fundamental na estrutura da Secretaria da Fazenda, a prefeitura foi reconhecida com dois selos de qualidade do Sebrae/SC, um de prefeito empreendedor e outro de município empreendedor.

A isso se acrescenta uma gestão focada em aprovar facilidades e diminuir a burocracia para os Micro empreendedores Individuais (MEI´s). Como resultado Pepê menciona a marca de quase 10 mil empreendedores atendidos.

TRANSPORTE COLETIVO

Um dos problemas mais sérios que precisa ser enfrentado na região é a melhoria da qualidade do transporte coletivo, mas neste caso, Freccia foi taxativo.

– A solução precisa ser intermunicipal, porque criar uma nova estrutura apenas no âmbito do município não vai resolver. Só um sistema integrado entre todos os municípios com uma gestão unificada será capaz de melhorar a qualidade do atendimento – afirma.