Prefeitura lança Nota Fiscal Palhocense, projeto que tem apoio da ACIP

O programa da Nota fiscal Palhocense (NFP) foi lançado pela Prefeitura de Palhoça nesta terça feira (17.07) durante evento realizado no Passeio Pedra Branca. O objetivo do projeto, criado durante a gestão do secretário Marcelo Fett na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, é aumentar a arrecadação municipal, sem passar essa conta ao cidadão. No ato de lançamento a Associação empresarial de Palhoça (ACIP) foi representada pela Diretora de Relacionamento com o Associado, Anelize Becker Ventura.

Para o prefeito Camilo Martins, “o programa beneficia o município, o contribuinte e as empresas. Com a Nota Fiscal Palhocense em funcionamento estimamos um aumento de cerca de 20% da arrecadação municipal e o mais importante, sem aumentarmos impostos”, ressalta o prefeito.

Com a Nota Fiscal Palhocense, os moradores que utilizarem algum tipo de serviço em Palhoça vão poder decidir entre duas opções, concorrer a prêmios ou ganhar desconto no IPTU, isso porque o novo projeto devolve 30% do Imposto Sobre Serviço (ISS) pago pelo consumidor.

Para gerar créditos, é preciso pedir o CPF na nota fiscal de qualquer serviço que for gerado e para participar o cidadão precisa se cadastrar pelo site da prefeitura. É também por meio do site que as pessoas vão poder optar entre o sorteio de prêmios e o desconto do IPTU, além de acompanhar os bilhetes gerados e os resultados.

Com a emissão da nota, o município destinará parte do recurso arrecadado para incentivo de empresas focadas na inovação. O prefeito Camilo Martins lembra que o Programa Nota Fiscal Palhocense é pioneiro em gerar um Fundo Municipal de Inovação que vai possibilitar aumentar as linhas de crédito para empresas inovadoras junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Aproveitando a oportunidade, a Prefeitura de Palhoça também formalizou parceria com o Sebrae/SC para o programa Cidade Empreendedora, que tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento nos eixos de Desburocratização, Atores do Desenvolvimento, Sala do Empreendedor, Compras Públicas, Educação Empreendedora, Pesquisas e Planejamento Estratégico da Gestão Municipal, Gestão de Projetos e Plano de Desenvolvimento Econômico.

APOIO AO PROJETO

O Presidente da Associação Empresarial de Palhoça (ACIP), Marcos Cardoso, parabenizou a prefeitura pelo lançamento do projeto e lembra que a Entidade sempre se posicionou a seu favor, tendo aberto várias agendas para a discussão junto com os associados.

– Com o foco no estímulo ao empreendedorismo e na inovação, duas bandeiras muito fortes da ACIP, o agora ex-secretário Marcelo Fett ajudou a construir um projeto que se tornará um belo legado para a cidade. A ACIP só espera que o incremento da arrecadação previsto possa reverter em novos investimentos públicos e em ações concretas para suprir as demandas que o município tem em diversas frentes – concluiu Cardoso.

O Instituto  de  Apoio à inovação, Incubação e Tecnologia (Inaitec) também participa do projeto da NFP desde a sua concepção e nas várias etapas de desenvolvimento, inclusive no acompanhamento da votação do projeto na Câmara de Vereadores, lembra a presidente Dionara Conrad. A questão essencial para o instituto foi a de garantir a criação do Fundo de Inovação de Palhoça a partir de novos recursos gerados pelo programa. “A atuação do fundo será muito importante para reforçar a bandeira da inovação como nova marca do desenvolvimento econômico de Palhoça”, afirma Dionara.

compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
tags
veja também