Projetos sustentáveis da ACIP apresentam expressivos resultados

A Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) desenvolve dois projetos de sustentabilidade ambiental, o ReÓleo, numa parceria com a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) e o ReciclAcip, com apoio técnico e operacional da empresa WeeeDo, de logística reversa de eletroeletrônicos. Os resultados do balanço de 2018 mostraram expressivos avanços de acordo com a Diretoria de Meio Ambiente da Entidade.

No programa Reóleo foram coletados cerca de 19 mil litros de óleo de cozinha usado, material que foi encaminhado para reciclagem e deixou de ser descartado no meio ambiente. O valor é de cerca de novecentos litros a mais do que em 2017. Em 2016 a coleta registrou 14,8 mil litros.

O ReciclAcip recolheu 2.780 Kg de resíduos eletrônicos destinados para reciclagem. Com essa intervenção, 3,3  toneladas de gás carbônico deixaram de ser emitidos, o equivalente à 67 carros rodando durante uma semana. E mais:

– 952,2 Kg foram reciclados, o correspondente à produção de 224 novos computadores.

– 390,9 Kg de materiais perigosos foram corretamente destinados.

168,9 Kg foram reciclados, o equivalente à produção de mais de 10.302 novas latinhas.

10453,4 Kwh de energia foram economizados, o bastante para abastecer 1.230 casas por um dia.

A intervenção do ReciclAcip também permitiu a doação de 192 computadores para projetos sociais incentivando a inclusão digital.