Sucesso nos negócios

Coaching empresarial trabalha soluções para conquistar maior lucratividade nas organizações 

Aumento nos lucros, uma equipe de sucesso e mais tempo para o lazer. Estes são os principais pontos perseguidos pelos gestores e líderes dentro de uma empresa. Embora o tripé pareça algo possível apenas para grandes organizações; as micro, pequenas e médias empresas também podem atingir excelentes níveis de gestão do tempo, faturamento e alto desempenho das equipes. Segundo o diretor executivo da franquia catarinense da ActionCOACH, Vinícius Carvalho, o coaching empresarial pode ser o diferencial para alcançar este objetivo. “Por meio de um processo interativo, a atividade oportuniza que os empresários encontrem a solução dos problemas ao invés de apenas descobrir o que estão fazendo de errado”, explica.

Diferente das tradicionais consultorias empresariais, usadas para solucionar questões específicas em um determinado empreendimento, o coach diagnostica as áreas de oportunidade na empresa, apresenta as melhores práticas adotadas no mercado para aumentar a eficácia e mantém um acompanhamento constante para assegurar as mudanças –  quem têm por consequência o alcance de resultados expressivos. A Garage Audio Car, de Tubarão – SC, adotou o coaching empresarial em 2010 e, desde então, a empresa de som e acessórios automotivos vem notando o crescimento no negócio. “A partir do momento em que começamos a aplicar as metodologias da ActionCOACH, já conseguimos reduzir 30 horas na carga horária de trabalho semanal e aumentamos o valor da hora trabalhada em 258%”, conta. “Além disso, abrimos nossa primeira filial e já estamos desenvolvendo o plano de negócios para a instalação da segunda”, conclui Márlon Campos, sócio-proprietário da empresa.

A variedade de programas e cursos de coaching permite aos empresários buscar  os treinamentos que melhor se adéquam às suas necessidades, desde um planejamento estratégico completo da organização até soluções mais pontuais, como workshops para equipe de vendas ou gestão do tempo dos executivos. A Panificadora Steinbach, de São José – SC, chegou até a ActionCOACH em busca de diretrizes para aprimorar o processo de sucessão familiar e, como isso, garantir mais tempo livre para investir na parte estratégica do negócio e aumentar os lucros. Desde 2010, a empresa realiza treinamentos com a franquia catarinense e já alcançou resultados surpreendentes. “O nosso nível de caixa subiu 300% e conquistamos um aumento de 57% na lucratividade dos negócios”, conta o diretor administrativo da panificadora, Douglas Steinbach. “Para completar, já estamos atingindo um nível de independência com a equipe, notada na redução diária de duas horas em minha jornada de trabalho”, ressalta o gestor. 

Texto: Letícia Silva

Com base em metodologias testadas e medidas em todo o mundo, a ActionCOACH procura orientar os empresários a olhar para o negócio de maneira estratégica. Assim como na área esportiva, o coach (em português “treinador”) empresarial também treina, motiva, direciona, apresenta estratégias, cobra e busca manter o empresário focado em suas metas e prioridades. O diretor executivo da ActionCOACH, Vinícius Carvalho, salienta a importância do engajamento da equipe para conquistar bons resultados. “O trabalho de acompanhamento e orientação de coaching casa com o envolvimento e empenho dos gestores em busca dos objetivos da empresa. Só assim é possível chegar à um resultado de sucesso”, analisa.  A empresa de alimentação Bauru Especial levou as estratégias repassadas pelos coaches para a equipe e sentiu a diferença. “Com uma equipe mais preparada, conseguimos aumentar em 21% a venda de chopp e, graças ao planejamento aliado às melhorias, conseguimos reduzir em 83% as dívidas da empresa”, destaca Volmir Martinelli, sócio-proprietário da Bauru.

 

compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
tags
veja também