Entidade marca posição a favor da redução do duodécimo

Após deliberação em reunião de Diretoria, a Associação Empresarial de Palhoça (Acip) decidiu, a exemplo da FACISC, a manifestar-se favoravelmente à redução do repasse mensal do Governo do Estado aos demais poderes.

De acordo com a manifestação do Presidente da Entidade, Ivan Cadore, nesta imagem com o Presidente da FACISC, Jonny Zulauf, ” o segmento empresarial está submetido a um duro processo de enxugamento e de redução de custos, e que as esferas dos poderes aquinhoados com os duodécimos do orçamento do Governo do Estado também podem, e até tem o dever, de também darem sua parcela de contribuição”.

– Registramos nosso integral apoio à aprovação do projeto de lei 89/2019, que altera o percentual da LDO para os poderes, e que a nossa posição merecerá ciência de todos os deputados estaduais da atual legislatura, bem como de todos os nossos Associados.

Sendo aprovado, o repasse do duodécimo em 2020 será reduzido de 21,88% para 19,69%. Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), em um ano, seriam R$ 400 milhões a menos no custeio de órgãos públicos. Em 2018 foram repassados R$ 3,59 bilhões para custeio da Alesc, Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

A Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) tem 26 anos de atuação em defesa do empreendedorismo e do associativismo como forma de estimular o desenvolvimento econômico da região onde atua, contanto, atualmente, com mais de 450 associados.

Cadore reforça: “Esperamos que esta e muitas outras iniciativas do Governo do Estado que promovam estímulo à atividade econômica possam ser aplicadas em favor do crescimento de Santa Catarina”.