Facisc divulga pesquisa sobre perfil empresarial catarinense

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) publicou o resultado da linha de base realizada em março deste ano com mais de 800 empresários do Programa Empreender com o objetivo de realizar estatísticas para entender o cenário empresarial catarinense e criar um planejamento estratégico que servirá de referência para tomadas de decisões e trabalhos que serão desenvolvidos junto às empresas nos próximos anos.

Foram analisados questões de gênero, nível educacional, práticas ambientais, porte das empresas, entre outros. Chama a atenção que 64% das empresas são lideradas por homens, e 36% por mulheres. Entre as pesquisadas, 77% possuem nível superior e a maioria, 92% são de micro e pequenas empresas.

A pesquisa faz parte do programa de cooperação internacional Al Invest 5.0, o principal projeto da União Europeia para o setor produtivo da América Latina que tem como objetivo aumentar a produtividade das MPEs latino-americanas como uma forma eficaz e sustentável para combater a pobreza. A Facisc é uma das 22 entidades na América Latina contempladas para realizar o Programa.

Em sua quinta edição, o AL-Invest 5.0 é coordenado por um consórcio liderado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz, Bolívia (Cainco) e conta ainda com a participação da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

A Facisc realizará outra pesquisa no final do ano 2018 para um comparativo e avaliação da evolução dos diversos aspectos empresariais.

Confira o infográfico elaborado pelo setor Departamento de Economia e Estatística da Entidade com as principais estatísticas da pesquisa: