Guarda do Embaú é Reserva Mundial de Surf

A praia da Guarda do Embaú se tornará o nono ponto do planeta como uma Reserva Mundial de Surf. O anúncio foi feito nesta sexta-feira na California (EUA). A Guarda irá juntar-se a rede de prestígio que inclui Malibu, Califórnia; Ericeira, Portugal; Manly Beach, Austrália; Santa Cruz, Califórnia; Huanchaco, Peru; Bahia Todos Santos, Baja California, México; Punta de Lobos, Chile; e Gold Coast, Austrália.

A Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) foi uma das apoiadoras desta iniciativa. Para o Presidente da entidade, o empresário Leandro Porto da Rosa, Palhoça tem agora mais uma oportunidade de potencializar a visibilidade extra que acaba de conquistar aproveitando o embalo para trabalhar pelo crescimento da atividade turístrica do Sul do município.

“Este ano recebemos um pedido extraordinário a partir de Guarda do Embaú, Brasil”, disse o diretor-executivo da entidade Save the Waves (Salve as Ondas), Nik Cvetich.”Ficou claro que esta era uma comunidade com um profundo compromisso com o seu legado surf, uma forte ligação com seu meio ambiente, e a capacidade de utilizar a designação WSR para a proteção a longo prazo dos seus recursos costeiros.”

Guarda do Embaú é o lar de uma onda de classe mundial que rompe de forma consistente durante todo o ano e é conhecido como um dos melhores spots de surf no Brasil. Ele está situado bem ao lado do do Tabuleiro Parque Estadual Serra, a maior área de conservação no estado brasileiro de Santa Catarina, que possui um ambiente natural deslumbrante, incluindo o Do Madre River, um sistema de estuário intacta, e um sistema de dunas maduro. A reserva vai ajudar a resolver os problemas de qualidade da água e desenvolvimentos costeiros potenciais.

Marcos Aurélio Gungel, o  “Kito”, Diretor da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú comemora: “A aprovação Reserva Mundial de Surf representa a possibilidade de rastrear a história, a cultura e as características ambientais da Guarda do Embaú. Procuramos criar um plano de gestão para preservar e proteger nosso litoral, em resposta às questões ambientais que possam ameaçar nossas ondas e tradição local”.  

 

acessar a

Área do Associado