Guarda do Embaú é Reserva Mundial de Surf

A praia da Guarda do Embaú se tornará o nono ponto do planeta como uma Reserva Mundial de Surf. O anúncio foi feito nesta sexta-feira na California (EUA). A Guarda irá juntar-se a rede de prestígio que inclui Malibu, Califórnia; Ericeira, Portugal; Manly Beach, Austrália; Santa Cruz, Califórnia; Huanchaco, Peru; Bahia Todos Santos, Baja California, México; Punta de Lobos, Chile; e Gold Coast, Austrália.

A Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) foi uma das apoiadoras desta iniciativa. Para o Presidente da entidade, o empresário Leandro Porto da Rosa, Palhoça tem agora mais uma oportunidade de potencializar a visibilidade extra que acaba de conquistar aproveitando o embalo para trabalhar pelo crescimento da atividade turístrica do Sul do município.

“Este ano recebemos um pedido extraordinário a partir de Guarda do Embaú, Brasil”, disse o diretor-executivo da entidade Save the Waves (Salve as Ondas), Nik Cvetich.”Ficou claro que esta era uma comunidade com um profundo compromisso com o seu legado surf, uma forte ligação com seu meio ambiente, e a capacidade de utilizar a designação WSR para a proteção a longo prazo dos seus recursos costeiros.”

Guarda do Embaú é o lar de uma onda de classe mundial que rompe de forma consistente durante todo o ano e é conhecido como um dos melhores spots de surf no Brasil. Ele está situado bem ao lado do do Tabuleiro Parque Estadual Serra, a maior área de conservação no estado brasileiro de Santa Catarina, que possui um ambiente natural deslumbrante, incluindo o Do Madre River, um sistema de estuário intacta, e um sistema de dunas maduro. A reserva vai ajudar a resolver os problemas de qualidade da água e desenvolvimentos costeiros potenciais.

Marcos Aurélio Gungel, o  “Kito”, Diretor da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú comemora: “A aprovação Reserva Mundial de Surf representa a possibilidade de rastrear a história, a cultura e as características ambientais da Guarda do Embaú. Procuramos criar um plano de gestão para preservar e proteger nosso litoral, em resposta às questões ambientais que possam ameaçar nossas ondas e tradição local”.  

 

compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
tags
veja também