Inaitec impulsiona empresas que apostam na inovação

O Instituto de Apoio à Inovação, Ciência e Tecnologia (Inaitec) atua desde 2010 na promoção do desenvolvimento econômico das cidades por meio da inovação. O Inaitec ajuda a criar e acelerar negócios que desenvolvam produtos e serviços relevantes para as cidades do futuro.

O instituto foi fundado em 2010 pela Prefeitura Municipal de Palhoça, a Cidade Criativa Pedra Branca, a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e a Associação Comercial e Industrial de Palhoça (ACIP), dando início a um novo ciclo de inovação em SC.

Este arranjo do ecossistema de inovação une conhecimento, educação e gestores das esferas pública e privada. O exemplo mais recente da intervenção do Inaitec está relacionado à atuação da empresa Eurotec Nutrition, que ganhou destaque após desenvolver tecnologia que monitora uma fábrica de nutrição animal a distância.

Nesta parceria com o Inaitec para validação de dados, a empresa do segmento do agronegócio desenvolve projeto inovador e recebeu prêmio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) por um dos projetos selecionados pelo Programa Agro 4.0. As propostas escolhidas envolveram o uso de tecnologias 4.0, como Internet das Coisas (IoT), sensoriamento remoto e Inteligência Artificial, além de analytics, visão computacional, tecnologias de comunicação e robótica.