Painel discute “Os Desafios de Empreender em Palhoça”

A Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) promoveu nesta quarta-feira (13.09) em sua sede um painel com três gestores convidados para discutir oportunidades e estratégias de Empreendedorismo, atividade mediada pelo Presidente da entidade, Marcos Cardoso com a participação do Presidente da Jucesc, Julio Cesar Marcellino, o Secretário de Desenvolvimento de Palhoça, Marcelo Fett e o Vice Presidente do Sescon/GF, Darley Grando.
O foco principal do evento, segundo Cardoso, foi de apresentar aos participantes as melhores práticas e estratégias para empreendedores, bem como identificar processos que possam simplificar e facilitar a vida de quem pretende empreender em nosso município.
– Os empreendedores brasileiros – Palhoça inserida neste contexto – enfrentam um cenário extremamente burocratizado e sem integração das estruturas de entes públicos que são emissores de autorizações para o pleno funcionamento das empresas. Nosso objetivo, em  eventos como este, é encontrar caminhos para destravar estas engrenagens que retardam e dificultam o desenvolvimento de novos negócios – afirma Cardoso.
O Presidente da Jucesc, Julio Cesar Marcellino, buscou dar sua colaboração antecipando características da Junta Digital, um novo formato desta instituição que tornará mais fácil e rápido a regularização de empresas. Ele vai ser lançado no próximo dia 11 de outubro. De nove etapas existentes no processo, a Junta Digital terá então apenas quatro etapas.
O Secretário Marcelo Fett enumerou ações e frentes de atuação no âmbito de sua pasta com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios no município. Apresentou características do projeto Inova Palhoça e demonstrou resultados positivos desta iniciativa.
O Vice Presidente do Sescon/GF, Darley Grando,  defendeu maior integração entre as estruturas de licenciamento das prefeituras da Região Metropolitana da Grande Florianópolis para facilitar e agilizar processos de regularização das empresas.
Dicas para Empreender com Sucesso
Os três painelistas deste evento da ACIP mencionaram os que consideram os dez quesitos mais importantes para que um empreendedor tenha sucesso na sua iniciativa.
– Pesquisa prévia de viabilidade
– Identificação das oportunidades
– Muito planejamento
– Resiliência
– Coragem
– Informação
– Relacionamento
– Plano de Negócios
– Produto voltado para o mercado
– Controle e disciplina.
MOBILIZAÇÃO
Com base nas informações que surgiram neste debate, A Associação Empresarial de Palhoça e o SESCON encaminharão ao Prefeito de Palhoça, Camilo Martins, um expediente propondo agenda para uma reunião de trabalho sobre o tema com a participação das secretarias municipais ligadas ao processo de licenciamento, análise e aprovação de registro de empresas, Corpo de Bombeiros e Jucesc. A entidades também solicitam que seja revista a proposta do Alvará Provisório emitido pela Prefeitura de Palhoça, pois o mesmo não tem nenhuma serventia, tendo em vista que não permite a emissão de notas fiscais pelo contribuinte, nem mesmo seu enquadramento no simples nacional, inclusive para empresas de baixo risco. Ficou claro no evento que, com soluções simples e já bem encaminhadas, ser possível abrir uma empresa com finalização de todos os seus processos em até 48 horas, considerando as de baixa complexidade, tempo que hoje varia de 30 a 90 dias.
compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
tags
veja também