Palhoça registra o segundo maior crescimento do PIB catarinense

30/12/2020
17:46

Na divulgação do último ranking dos municípios com maior Produto Interno Bruto (PIB) em Santa Catarina, relativamente a 2018, o município de Palhoça registrou o segundo maior crescimento percentual do Estado, com 13,6%, ficando atrás apenas de Itajaí, com 15,9%. Com este resultado Palhoça ocupa no momento o 12º. lugar de maior PIB catarinense. A posição nacional de Palhoça é a de nro 207 entre 5.570 municípios.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Depois de Itajaí, as maiores taxas de crescimento entre 2017 e 2018 foram em Palhoça (13,6%), Joinville (12,4%), Brusque (8,3%), Chapecó (8%) e Florianópolis (7,9%) entre os 20 municípios com maior PIB.
O prefeito Camilo Martins fez uma manifestação por conta desse crescimento, dando o crédito da conquista como resultado prático da mudança gradativa do eixo econômico de uma economia intensiva em capital e mão de obra para uma economia intensiva em conhecimento e inovação.
– Apostamos na melhoria contínua do ambiente de negócios, criamos as condições para que Palhoça experimentasse um ciclo sustentável de crescimento e desenvolvimento. Através de projetos como Inova Palhoça, muitas empresas transferiram suas operações para a cidade. Foram milhares de novos empregos nas mais de 7.000 novas empresas abertas em pouco mais de 3 anos – exalta Camilo, o prefeito que encerra seu mandato.
De acordo com a prefeitura, a arrecadação de ISS cresce desde então a uma média de 30% ao ano permitindo que milhões de reais fossem investidos na melhoria da infraestrutura do município, assegurando as condições para este crescimento.
O Presidente da Associação Empresarial de Palhoça (ACIP), Ivan Cadore, comemora o resultado lembrando que a Entidade acompanhou de perto todo este processo e buscou agir continuamente com medidas de apoio para impulsionar esta nova motivação econômica através do empreendedorismo.
– Palhoça vive um momento favorável em recuperação dos efeitos da Pandemia e temos a certeza de que estamos no caminho de um novo ciclo de crescimento. Essencial, neste processo, será a postura da prefeitura em continuar trabalhando em projetos de estímulo à atividade econômica, à geração de empregos qualificados, de maior valor agregado, um reflexo natural da vinda de empresas focadas em inovação e na sustentabilidade – afirma Cadore.
O dirigente manifestou otimismo para a nova gestão que inicia em janeiro.
– O eng. Eduardo Freccia assume o cargo com uma bagagem consistente pelo seu trabalho como titular da infraestrutura na gestão do prefeito Camilo e isso representa uma garantia que o foco será mantido. A ACIP estará sempre acompanhando as futuras ações e torcendo pelo sucesso da nova gestão, o que trará bons resultados a todos – concluiu Cadore.

Área Restrita