Posicionamento ACIP: Um Pacto Político por Mudanças

A Associação Empresarial de Palhoça (Acip) associa-se às manifestações de inúmeras entidades de representação classista e setorial neste momento em que todos clamam por mudanças em nosso País. A fotografia conjuntural do momento aponta uma rápida deterioração do quadro político com o agravamento da crise econômica. O grau de descontentamento deverá se materializar através de manifestações populares em tom de protesto e de indignação no próximo dia 15 de março, domingo, previstas para acontecer em todo o País.
Quando setores da Sociedade Brasileira emitem sinais de que deixarão de adotar uma postura de indiferença para se manifestarem, por si só, é uma novidade relevante. Aliás, será uma espécie de repetição dos grandes protestos realizados em junho de 2013. Lamenta-se, apenas, que a lógica dos fatos indique que somente as situações de crise motivem as mobilizações sociais que, na realidade, são atos inerentes à Cidadania, a qual os brasileiros não usufruem na sua plenitude.
Como apenas protestar não irá ajudar a resolver nada, acreditamos que o momento seja de aproveitar a oportunidade para promover um pacto político capaz de induzir uma agenda pró-ativa a todos os Poderes Institucionais e representações políticas da República. Somente o comprometimento público com uma agenda de mudanças que traga um Norte para o País será capaz de apaziguar e garantir a segurança das Instituições.
Cabe ao Poder Executivo capitanear essa tarefa com o apoio incondicional do Congresso Nacional e de todas as instâncias do Poder Judiciário para que a classe produtiva obtenha respaldo nas suas reivindicações e que as reformas estruturais recebam atenção imediata e prioritária como pano de fundo para a retomada do crescimento. A onda reformadora poderá envolver também Estados e Municípios.
O País não pode nem pensar em parar. Temos que aproveitar o momento e canalizar a energia dos protestos para motivar as lideranças deste País a fazerem o dever de casa e bem feito, um futuro que combine o respeito às Instituições e à Democracia com a Justiça Social e o Desenvolvimento Econômico. A hora de começar é já.

Diretoria Executiva da Associação Empresarial de Palhoça