Turismo tem espaço para crescer em Palhoça

A Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) participou do evento promovido pelo Sebrae/SC no Atrium Pedra Branca (09.05), em parceria com Fatenp, Inaitec e Impact Hub, uma discussão sobre o potencial turístico de Palhoça e como a agregação de tecnologia está promovendo transformações na atividade turística em geral. O convidado especial foi o ex-ministro de Turismo e também ex-presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto. Na discussão, foram apresentados os potenciais de Palhoça e região e as possibilidades de transformar estes atrativos em produtos turísticos.

O Presidente da ACIP, Marcos Cardoso, participou do evento que contou também com a presença do Secretário Municipal de Turismo, Adriano Matos, da Coordenadora Regional do Sebrae, Soraya Tonelli, do Coordenador do Curso de Turismo da Faculdade Municipal de Palhoça, Alexandre Lisboa da Silva e do conselheiro e associado ACIP, Carlos Laurindo. O professor Vitor Ferreira representou a Fatenp, mantenedora ACIP e Ana Hoffmann representou o Impact Hub, também parceira no evento.

Cardoso deu as boas-vindas aos participantes destacando que a ACIP tem uma linha de atuação também focada em ações sustentáveis e que respaldem propostas de estímulo ao turismo como forma de gerar renda, desenvolvimento econômico e ainda garantir a permanência das pessoas no município de Palhoça.

Luiz Barretto apresentou estatísticas do desempenho do turismo no Brasil, Santa Catarina e Grande Florianópolis, com ênfase para Palhoça e seus potenciais em produtos das chamadas alta e baixa temporadas. Palhoça é apontado como o quarto principal destino turístico catarinense de alta temporada.

Também através de dados estatísticos, Barretto mostrou que o incremento do turismo precisa acontecer através da transformação de atrativos turísticos em produtos e alvos de rotas. “O turista quer não apenas fazer um passeio, ele quer fazer uma experiência onde se sinta protagonista. Logo, a sua escolha irá recair sobre opções atraentes e que despertem interesse e curiosidade”, afirmou.

Para Palhoça, Barretto recomenda que as entidades empresariais e as organizações públicas promovam conversas regionais para definir prioridades no médio e longo prazo, pensando nos próximos dez, vinte anos, ações que também façam a integração dos diversos segmentos da cadeia produtiva local.

Segundo ele, a atividade turística vive de recomendação e as ferramentas digitais ganham cada vez mais importância nas decisões de consumo dos turistas. “Estamos numa era onde o uso de tecnologia promove um crescimento muito rápido do ciclo de mudanças da economia. Quem quer crescer no setor turístico deve estar engajado neste processo”, concluiu Barretto.

compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
tags
veja também