Via Catarina encaminha 218 toneladas de resíduos

O Shopping Via Catarina de Palhoça reforça seu conceito ‘Lixo Zero’ ao promover o correto encaminhamento de resíduos sólidos gerados pelo empreendimento. No período de 2019 até agosto de 2021 foram recolhidos e encaminhamentos corretamente para a reciclagem mais de 218 toneladas de materiais, volume que deixou de ir para aterro.

Em relação ao resíduo, quase 61% se trata de papel e papelão, cerca de 132 toneladas, que acabou retornando para a indústria de papel e celulose virando matéria prima para a fabricação de novos produtos com material reciclado. Os demais componentes corretamente encaminhados foram o óleo vegetal, plástico, papel e vidro.

O acompanhamento técnico e a logística operacional do processo está a cargo da Brooks Ambiental, que inclusive promoveu uma atividade de capacitação com os profissionais que atuam na praça de alimentação e nas cozinhas dos restaurantes. O objetivo foi de apresentar metodologias que facilitam o manuseio e o correto encaminhamento dos resíduos na hora da separação e destinação para a reciclagem.

Outra ação sustentável feita pelo empreendimento foi a instalação de pontos de coleta de bitucas de cigarros através de uma parceria com o Instituto Palhoça Menos Lixo. O material recolhido é encaminhado para reciclagem e deixa de contaminar o meio ambiente. A iniciativa é pioneira no município de Palhoça e já destinou corretamente milhares de bitucas.

O Superintendente do Via Catarina, Jânio Bezerra, comemora os resultados alcançados e afirma que o posicionamento proativo em favor de ações sustentáveis é um caminho sem volta e acaba reforçando o conceito institucional da marca junto ao seu público consumidor.

– A preservação do meio ambiente é uma pauta permanente para iniciativas da Sociedade e o ViaCatarina estará sempre engajado em manter e inclusive ampliar as iniciativas sustentáveis, sempre que as oportunidades se apresentem – ressaltou.

O ViaCatarina e Brooks Ambiental são associados ACIP.