ACIP cria Núcleo de Micro Empreendedores Individuais

O país enfrenta uma série crise econômica e diante deste quadro a presença do Micro Empreendedor Individual (MEI) é crescente no mercado. E para dar mais suporte a este segmento da economia, a Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) promoveu na última terça-feira a primeira reunião de interessados em participar do Núcleo de MEI´s da ACIP.

Segundo pesquisas oficiais, ano passado foram abertas 2 milhões de empresas no país – um aumento de mais de 5% com relação a 2014, puxado principalmente pelos novos microempreendedores individuais. Em Santa Catarina existem registros de cerca de 200 mil MEI´s ativos, quase a metade de mulheres.

Já este ano no primeiro quadrimestre de 2016 o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) totalizou 540.772, crescimento de 10,4% sobre o mesmo período de 2015. Esse é um fenômeno que vem ocorrendo ao logo dos anos e a microempresa foi a única natureza jurídica a apresentar crescimento no quadrimestre, enquanto as demais tiveram recuo.

A ACIP criou uma nova porta de entrada para estimular a geração de novos negócios e uma das alternativas é o formato de MEI´S, através do apoio do Centro de Atendimento Sebrae ao Empreendedor (CASE), junto à sede da entidade em Palhoça.  Os atendimentos começaram no último mês de maio e já dão resultados.

O objetivo principal do projeto é prestar atendimento por meio de consultoria e orientação para empreendedores, empresários e futuros empresários de pequenos negócios de Palhoça e região, o que inclui também as demandas de MIE´s. O Case também disponibiliza acesso a outros diversos serviços prestados pelo Sebrae-SC. As demandas de interessados são pré-agendadas para as segundas-feiras.

 O próximo passo dentro da estrutura da entidade é estimular a organização dos MEI´s em torno de um núcleo. O futuro Núcleo de MEI, a exemplo dos demais já em funcionamento na entidade, seguirá o modelo do Programa Empreender, onde os micro empreendedores individuais terão apoio para discutir problemas comuns e buscar soluções conjuntas.

O objetivo do núcleo será o de dar acesso a informação e metodologias a fim de que estes profissionais possam estar inseridos no mercado de forma competitiva e com reais chances de sucesso nos negócios, afirma o Presidente da ACIP, Leandro Porto da Rosa.

O primeiro encontro de sensibilização e de aglutinação de interessados, realizado na terça-feira (06.09) , contou com a participação de consultores do Bando do Empreendedor, que é uma instituição especialização no micro crédito e que pode ser um agente de alavancagem de novos negócios. O próximo encontro ficou agendado para o dia 20.09.2016, novamente na sede da ACIP.


compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
tags
veja também