ACIP cria Núcleo de Micro Empreendedores Individuais

O país enfrenta uma série crise econômica e diante deste quadro a presença do Micro Empreendedor Individual (MEI) é crescente no mercado. E para dar mais suporte a este segmento da economia, a Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) promoveu na última terça-feira a primeira reunião de interessados em participar do Núcleo de MEI´s da ACIP.

Segundo pesquisas oficiais, ano passado foram abertas 2 milhões de empresas no país – um aumento de mais de 5% com relação a 2014, puxado principalmente pelos novos microempreendedores individuais. Em Santa Catarina existem registros de cerca de 200 mil MEI´s ativos, quase a metade de mulheres.

Já este ano no primeiro quadrimestre de 2016 o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) totalizou 540.772, crescimento de 10,4% sobre o mesmo período de 2015. Esse é um fenômeno que vem ocorrendo ao logo dos anos e a microempresa foi a única natureza jurídica a apresentar crescimento no quadrimestre, enquanto as demais tiveram recuo.

A ACIP criou uma nova porta de entrada para estimular a geração de novos negócios e uma das alternativas é o formato de MEI´S, através do apoio do Centro de Atendimento Sebrae ao Empreendedor (CASE), junto à sede da entidade em Palhoça.  Os atendimentos começaram no último mês de maio e já dão resultados.

O objetivo principal do projeto é prestar atendimento por meio de consultoria e orientação para empreendedores, empresários e futuros empresários de pequenos negócios de Palhoça e região, o que inclui também as demandas de MIE´s. O Case também disponibiliza acesso a outros diversos serviços prestados pelo Sebrae-SC. As demandas de interessados são pré-agendadas para as segundas-feiras.

O próximo passo dentro da estrutura da entidade é estimular a organização dos MEI´s em torno de um núcleo. O futuro Núcleo de MEI, a exemplo dos demais já em funcionamento na entidade, seguirá o modelo do Programa Empreender, onde os micro empreendedores individuais terão apoio para discutir problemas comuns e buscar soluções conjuntas.

O objetivo do núcleo será o de dar acesso a informação e metodologias a fim de que estes profissionais possam estar inseridos no mercado de forma competitiva e com reais chances de sucesso nos negócios, afirma o Presidente da ACIP, Leandro Porto da Rosa.

O primeiro encontro de sensibilização e de aglutinação de interessados, realizado na terça-feira (06.09) , contou com a participação de consultores do Bando do Empreendedor, que é uma instituição especialização no micro crédito e que pode ser um agente de alavancagem de novos negócios. O próximo encontro ficou agendado para o dia 20.09.2016, novamente na sede da ACIP.