Empresa associada dualBASE instala equipamento na Antártica

A empresa associada dualBASE de Palhoça é autora de uma proeza. Teve um equipamento que faz monitoramento meteorológico fabricado por ela instalado esta semana na estação Meteorológica Comandante Ferraz, na Antartica. Um de seus empreendedores, Gustavo Becker Ventura viajou para lá a fim de montar o equipamento, junto com uma expedição da Universidade Federal de Viçosa (MG).

A oportunidade surgiu quando a universidade buscava um fornecedor de um equipamento que pudesse oferecer transmissão de dados em tempo real via satélite e encontrou a dualBASE, empresa instalada em uma área de 2 mil metros quadrados no Jardim Eldorado, em Palhoça.

“Numa das conversas técnicas, em que a gente estava em uma reunião virtual, eu falei: ‘então, beleza, me manda junto para instalar isso’, meio que brincando, e eles falaram que iriam ver se conseguiam a vaga. Duas semanas depois, disseram que tinham conseguido a vaga. Foi assim, uma brincadeira, veio do nada”, relembra Gustavo, que é o diretor técnico da empresa, criada em 2009 e comandada pelo presidente Felipe Alfredo Jahn.

– Esta participação do Brasil na Antártida é motivo de muito orgulho para todos nós brasileiros, nos coloca num mesmo patamar de domínio tecnológico das principais nações do mundo. Poder fazer parte deste mundo é um marco na vida da nossa empresa e para mim, em particular. E sempre gosto de destacar: é tecnologia brasileira, é tecnologia de ponta. É catarinense, é de Palhoça”, comemora.

A Estação Meteorológica Automática desenvolvida pela DualBase faz o monitoramento das variáveis: temperatura do ar, umidade relativa do ar, pressão atmosférica e radiação solar. Transmite os dados de hora em hora via celular e via satélite. Nos arredores da nova Estação Antártica Comandante Ferraz, há cobertura de uma torre de sinal de celular que permite o uso dessa tecnologia para a comunicação pessoal e de equipamentos naquela área de cobertura. Por isso, o equipamento palhocense ficará bem próximo à estação nacional.

Gustavo Becker Ventura na Estação Comandante Ferraz.