ERJE de Palhoça é um sucesso

O Encontro Regional de Jovens Empresários de Palhoça (ERJE) realizado na tarde desta terça-feira, reuniu 80 participantes ligados a núcleos jovens de associações empresariais da região da Grande Florianópolis desde Santo Amaro da Imperatriz e até Balneário Camboriú, com 07 ACI´s representadas.  O ERJE faz parte do calendário de atividades do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (Cejesc), que integra a estrutura da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

O evento, promovido pelo Núcleo ACIP Jovem, marcou a passagem dos cinco anos deste grupo e também dos 23 anos de fundação da Associação Empresarial de Palhoça (ACIP), comemorados neste dia 26 de abril.  A programação foi desenvolvida na sede do grupo Calcenter, no Distrito Industrial de Palhoça, onde o ponto alto foi a palestra do fundador e diretor da empresa, Mário Zanatta, que falou sobre empreendedorismo, carreiras, administração de negócios e sucessão familiar.

As mensagens de boas vindas aos participantes foram feitas pelo coordenador do Núcleo ACIP Jovem, Thiago Oliveira, e pelo Presidente da ACIP, Leandro Porto da Rosa, que ressaltaram importância do evento como oportunidade para fazer amigos, gerar negócios e aproveitar mais uma aula de empreendedorismo proporcionada por Mário Zanatta.

O Presidente do Cejesc, Ricardo Schramm, também presente ao evento, afirmou que os encontros criam um ambiente favorável para a integração e o intercâmbio de experiências, bem como também são chances para o planejamento de novas ações regionais para estimular a participação de jovens empreendedores junto ao movimento associativista.

Na sua apresentação, o empresário Mario Zanatta mostrou as características do negócio que dirige junto com a esposa e filhos, que compreende a comercialização de calçados femininos e masculinos através das marcas Studio Z e Gabriela, além da operação de um cartão de crédito, Calcard, as quais compõe o grupo Calcenter, que gera mais de 2 mil empregos diretos estando presente em nove Estados brasileiros. A sede da empresa, fundada em 1975 no Mato Grosso e depois transferida para Santa Catarina, é em Palhoça, entre o Distrito Industrial (Centro de Distribuição) e o Bairro Pedra Branca (sede administrativa).

Zanatta aproveitou a plateia formada por jovens empresários para enfatizar a importância de uma estratégia delineada desde cedo para encaminhar a sucessão familiar nas empresas.

– Sucessão familiar começa logo, agora que vocês estão começando a sua vida empresarial, não deixem para depois que aí ficará bem mais difícil. Não tem muito segredo, o negócio é começar de baixo para cima. Os filhos precisam aprender é no chão de fábrica, no chão da loja sobre a cultura da empresa, a razão do negócio e isso nenhuma faculdade, por mais cara e renomada que seja, vai ensinar.

Ele salientou que não é contra o aprendizado, ele mesmo tem várias especializações acadêmicas e estimulou os filhos a estudarem, inclusive no Exterior, mas não sem antes cumprirem os estágios de passagem por todos os setores da empresa.

O experiente empresário também falou sobre crises econômicas que enfrentou ao longo de sua trajetória. “Foram muitas, aprendi bastante com elas e entendo que as crises são cíclicas e elas passam, como esta de agora, que também vai passar. Para enfrentar uma crise v. não pode é ser pego desprevenido, tem que se preparar, fazer reservas para manter sua empresa equilibrada a fim de esperar o momento certo de voltar a crescer. Esse momento uma hora vai chegar”, assegurou.

Além da palestra o ERJE também teve a visita técnica ao Centro de Distribuição da empresa, café com espaço para intercâmbio empresarial e uma confraternização realizada no espaço de boliche.