Evento Insight na Prática renova importância da cultura da inovação

A 2ª Edição do evento Insight na Prática, evento promovido pelo Núcleo de Inovação da Associação Empresarial de Palhoça (ACIP), reuniu cerca de 350 participantes na última quinta-feira (05.10) no Atrium Pedra Branca, em Palhoça. Nas apresentações e debates foi evidenciada a importância cada vez maior da cultura da inovação para empresas de todos os portes e segmentos. O tema principal foi justamente um dos maiores desafios das empresas na atualidade, que é a transformação digital na prática.

A 2ª Edição do Evento Insight na Prática, conforme o Coordenador do Núcleo de Inovação da ACIP, Alessandro Assmann, foi contemplada com apoio financeiro no Edital de Apoio Coletivo ao Desenvolvimento de Competências Empresariais AL Invest 5.0_Nº 06, programa mantido pela FACISC. Os convidados especiais que apresentaram palestras foram Sérgio Nunes, da Dell e Julian Cristian Bonifácio, da Amazon Web Service.

Sergio Nunes apontou as pré-requisitos básicos e fundamentais para os empresários que buscam migram seus negócios para o meio digital. “A mudança tem que se apoiar em boas ideias e ser muito bem planejada. Desenhar previamente toda a estratégia do processo é a garantia de grandes chances de sucesso”.

Julian Cristian deu vários exemplos de negócios que cresceram no meio digital e tem hoje presença mundial utilizando o suporte da Amazon, caso do aplicativo Spotify, que atualiza cerca de 20 mil músicas por dia em seu acervo. Em outro caso, a provedora de vídeos Netflix consome atualmente 40% de toda a banda de Internet dos Estados Unidos em horário de pico.

Mediadora de um painel que apresentou cases de migração analógica para digital, a Presidente do Instituto de Apoio à Inovação, Incubação e Tecnologia (Inaitec), Dionara Conrad, abriu a discussão renovando os objetivos principais do Insight na Prática, de oferecer novos conhecimentos, discutir a inovação e abrir caminho para novas conexões de negócios.

Este painel contou com as intervenções do Presidente da ACIP, Marcos Cardoso, sócio-diretor das empresas Base Contabilidade e Base Imobiliária, de Tiago Magnus, fundador do portal Transformação Digital e de Rafael M. Bottós, sócio proprietário da Welle Tecnologia Laser. Todos apresentaram depoimentos sobre os processos de transformação ocorridos nas respectivas empresas e como os benefícios apareceram convertidos no resultado dos negócios.

Na sua participação, Marcos Cardoso disse que o maior desafio desta migração para o digital é a mudança da cultura da empresa. “Operamos num segmento muito tradicional e que mantém a essência de sua atividade sem grandes alterações nos últimos anos, que é a Contabilidade.  Nossa meta foi a de reorganizar todos os processos da empresa, seu relacionamento com os clientes, para que tudo esteja disponível de maneira organizada e o mais rápido possível. Hoje temos a toda a empresa acessível através de um smartphone”.

VÍDEO INSTITUCIONAL

O Núcleo de Inovação produziu um vídeo  mostrando todas as etapas do Insight Na Prática – 2ª Edição. As imagens captadas pelas câmeras do Diretor da HD Filmes, Heber Daniel, diretor da HD Filmes, produtora que integra o Núcleo de Inovação. Confira aqui: