III EncontrAção, uma rica troca de experiências

A terceira edição do EncontrAção, o encontro de nucleados da Associação empresarial de Palhoça (ACIP), reuniu 60 participantes na noite desta quarta-feira (12.04) na Mansão Luchi, em Palhoça, num formato inovador de dinâmica, onde empresários de vários setores trocaram experiências e informações sobre dificuldades, estratégias e a descoberta de soluções nos seus negócios. Os participantes dos três núcleos ativos da ACIP, Jovem, Inovação e Gastronomia, fizeram a coordenação desta atividade.

No formato deste trabalho, todos os participantes se distribuíram em círculo ao redor de um núcleo central de oito lugares, onde seis permaneciam sempre ocupados. Quando uma pessoa ocupava a sétima cadeira, uma das seis presentes deixava o círculo central, em forma de revezamento. Vários temas foram propostos para debate a fim de extrair os posicionamentos daqueles que formavam o núcleo do centro da roda.

Esta dinâmica contou com a mediação de Maidi Dalri, consultora da Top Ser Consultoria, Treinamento e Desenvolvimento. Maidi utilizou técnicas já aplicadas em atividades de propostas de mudança no fazer pedagógico que ela desenvolve para o ambiente corporativo, método colocado em prática nesta edição do EncontrAção. Os conteúdos gerados ficam à disposição dos participantes armazenados em um arquivo digital acessado por um QR Code.
O nucleado Vitor Bruno aprovou esta metodologia. “É um formato altamente colaborativo que gera uma troca de experiências com muita intensidade. A participação é muito maior do que numa palestra convencional”.

A consultora dos núcleos da ACIP, Luisa Bonow, mostrou que o EncontraAção, evento direcionado a participantes de núcleos, vem crescendo a cada edição. A terceira, com 60 participantes, foi a maior de todas até agora. “Fizemos inclusive uma ´provocação´ aos núcleos para saber que conseguiria reunir mais participantes e ganhou o Núcleo ACIP Jovem”. A idéia da entidade é manter o EncontrAção no calendário como evento semestral.

O Vice Presidente da Associação Empresarial de Palhoça (ACIP), Marcos Cardoso Canto, parabenizou os nucleados pelo sucesso da mobilização e pela maneira inovadora de conduzir um trabalho.

“Os núcleos são estratégicos para uma entidade associativista, funcionam como porta de entrada e desenvolvem novas lideranças, garantindo a renovação que o movimento necessita para se fortalecer cada vez mais. A força dos núcleos é um dos principais pilares de nossa entidade e o EncontrAção é um dos exemplos que mostra na prática o sucesso deles”, afirma.