Pesquisa Conjuntural ACIP 2024: Empresários associados estão otimistas

A Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) promoveu uma sondagem para apurar o atual sentimento dos seus associados em relação ao ambiente macrorregional de negócios, quais as expectativas para este ano novo que está se iniciando. O resultado demonstra otimismo do empresariado do município, já que 71,4% dos entrevistados disseram que planejam expandir suas atividades em 2024 e um contingente superior a 50% projetam crescimento econômico na região; 21,4% até 10% e 35,2% acima de 10% para o período.

A pesquisa abrangeu empresas dos segmentos de indústria, comércio e serviços, todas elas filiadas à ACIP de Palhoça.

A questão que deixou o empresariado mais dividido é em relação à conjuntura nacional. Dos entrevistados, 35,7% responderam que ela será mais favorável do que 2023, 32% acham que será muito semelhante e os mesmos 32% disseram que a conjuntura em 2024 será menos favorável.

O Presidente da ACIP, Rodrigo Rocha, avalia que a demonstração dos empresários associados está em linha com o pensamento majoritário da Diretoria da Entidade.

– No plano conjuntural, temos uma situação diferenciada no patamar estadual em relação ao Brasil e também no contexto regional. Santa Catarina tem os melhores números em geração de empregos e de negócios enquanto que Palhoça se coloca entre as dez principais cidades em criação de novas empresas e na consequente geração de novos empregos.

– Ainda assim considero que 2024 é um ano que se mostra desafiador para o empreendedor, seja pela situação atual interna, como também pela conjuntura econômica externa. É notável que Santa Catarina, e em especial a região da Grande Florianópolis são pontos fora da curva em questão de desenvolvimento econômico, mas ainda assim é preciso estar com a estratégia e os números da empresa na mão, ter foco total na gestão e no resultado da empresa para que o almejado sucesso seja alcançado – afirma o dirigente.